Contato: Coordenação Institucional
Endereço: Rua João Batista Ribeiro, 4000 - Distrito Industrial II
E-mail: coordenacao.rp@iftm.edu.br
O projeto Institucional de Residência Pedagógica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) traz como enfoque a articulação teoria-prática na formação docente com o objetivo de proporcionar aos discentes dos cursos das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Comutação e Química a oportunidade de vivenciar o processo de gestão de sala de aula estabelecendo a necessária relação teoria/prática na abordagem da realidade escolar. O Projeto RP-IFTM,que se articula com seu subprojeto interdisciplinar as áreas de biologia, informática e química, proporciona aos discentes aperfeiçoar seus conhecimentos para desenvolver um trabalho com maior nível de reflexão sobre o seu fazer. O objetivo principal é propiciar ao futuro docente (licenciando) e ao docente em exercício (preceptor) debates e reflexões científicas sobre o processo de formação em termos de políticas educacionais, bem como a melhoria de sua práxis em sala de aula a partir do desenvolvimento de atividades de pesquisa-ação.
No Programa de Residência Pedagógica serão concedidas bolsas para modalidades: Residente: para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) e Preceptor: para o professor da escola de educação básica que acompanhará os residentes na escola-campo, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
O projeto apresenta como objetivos:
Possibilitar aprendizagem prática em situação, ou seja, a partir da realidade, tomando os eventos e aspectos dificultadores da prática pedagógica do professor e da escola como fontes de aprendizado.
Proporcionar ao residente conhecimento da prática pedagógica para ensinar (didática) além do domínio do conhecimento teórico específico da área de atuação dos professores e dos conteúdos de ensino da área;
Vincular a formação inicial (residentes) e continuada de professores (preceptores) a partir da cooperação mútua das instituições, investigando as condições de implantação do Programa através de um diálogo inicial com professores e gestores das escolas públicas;
Desenvolvimento da capacidade para participar do planejamento coletivo da escola, e da capacidade de lidar adequadamente com os relacionamentos grupais e interpessoaisprimando o trabalho em equipe e colaborativo;
Desenvolvimento da capacidade política do residente e preceptores, para participar e influir no projeto pedagógico da escola da capacidade política para envolver alunose familiares no trabalho de sala de aula e da escola;
Promover a reformulação dos estágios obrigatórios à luz das experiências do Residência Pedagógica;
Promover a adequação dos currículos e das propostas pedagógicas dos cursos de Licenciaturas do IFTM, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ampliar a reflexão sobre a formação docente, Residência Pedagógica e Estágio obrigatório no sentido de colaborar no processo de constituição da própria profissão, valorizando a carreira docente;
Promover o debate acadêmico-científico sobre os impactos da residência pedagógica para a formação inicial do docente e sua relação com a BNCC.
Elevar a qualidade da formação inicial de alunos dos cursos de licenciatura do IFTM, promovendo a integração entre o Instituto e as escolas de educação básica;
Produzir conhecimentos com vistas a ampliar e aprofundar os referenciais teórico-metodológicos da educação, envolvendo as áreas que compõem o currículo da Educação Básica em articulação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para melhor atuação nessa etapa de escolaridade.
Fonte: site IFTM Campus Uberaba