O curso de Libras do CENID, que visa à qualificação de profissionais para atuar nas diversas áreas em que a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) se faz presente. Institucionalmente, este curso é sinônimo de um significativo avanço social, já que mais atividades passam a ser acessíveis à comunidade surda da região. Este curso é, também, um marco no fortalecimento de ações de sensibilização quanto à opinião dos diferentes agentes da comunidade perante pessoas com diferenças comunicacionais. Isso traz à tona novos processos de ensino-aprendizagem, novas opiniões e adaptações curriculares para a inclusão da comunidade surda. O domínio da língua inglesa se configura, nos dias atuais, em uma possibilidade e em uma necessidade de ampliar o universo cultural do indivíduo diante das exigências no mundo das novas tecnologias.
Durante o curso de Libras são promovidos momentos de interação e construção de novos conhecimentos acerca da cultura e língua natural da comunidade surda contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, por meio de um processo de apropriação, difusão e produção de conhecimentos científicos e tecnológicos.
Além de contribuir para a formação humana integral, o curso de Libras poderá contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região articulado aos processos de democratização, justiça social e inclusão das pessoas com necessidades específicas.
O curso é dividido em três níveis: iniciante, básico e intermediário e propicia que os (as) estudantes atinjam conhecimento suficiente para a comunicação desenvolta e dinâmica com pessoas surdas.
Não há escolaridade mínima exigida para a inscrição que é aberta por edital, anualmente. A idade mínima para participação é 13 anos e o turno de funcionamento pode ser Matutino, Vespertino ou Noturno, a depender do detalhamento de horários previsto em Edital.
A Carga horária para integralização do curso é de 160h para cada nível.
Após a conclusão do curso de Libras, o discente egresso terá desenvolvido competências elementares e estruturantes na Língua Brasileira de Sinais, suficientes para uma comunicação mais autônoma e confiante no exercício de suas atividades laborais, culturais, sociais e interpessoais, contribuindo, assim, para uma (re)inserção no mundo de trabalho e no mundo social por meio da elevação do número de opções comunicacionais que terá à disposição.
As áreas de atuação são diversas, visto que a Libras pode tanto funcionar como fim, permitindo que o estudante se sinta motivado a buscar formações complementares para atuar profissionalmente com a língua (traduções, interpretações, docência) quanto como meio, propiciando uma atuação em instituições que possuem relação social ou profissional imediata com a comunidade surda.
Fonte: site IFTM Campus Uberaba